INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Inovação na Gestão Acadêmica

Quatro aspectos chamam a atenção para a inovação: a Infraestrutura, o Currículo, a Internacionailização e o modo de oferta. Confira abaixo alguns aspectos importantes.

INFRAESTRUTURA

Espaços ou Ambientes enriquecidos para aprendizagem são muito importantes para estimular e promover processos inovadores. Assim faz-se necessário a observação de espaços enriquecidos como referência. Apontamos aqui, ambientes na Finlândia e Portugal.


FLEXIBILIDADE CURRICULAR

A criação de itinerários formativos flexíveis é uma tendência. Através da criação de unidades modulares orientadas à competências específicas o estudante pode conduzir com mais autonomia seu percurso formativo. Na Finlândia é possível que um estudante ingresse no curso de Eletrotécnica e acabe por se formar em um Curso de Design ou Mecânica por exemplo. Na verdade, existe uma tendência à personalização da aprendizagem e os cursos estão se moldando a esta nova demanda.


AVALIAÇÃO PERSONALIZADA

Avaliar ao invés de classificar. O uso da avaliação como processo de suporte à aprendizagem diferencia-se do modelo classificatório por notas. O uso de métodos como "Portfólio", "Learning Journal", ou encontros de "feed-back", mentoria ou couching são uma tendência. Ao adotarmos a aprendizagem como meta, fica evidente que o processo de avaliação é estratégico para o sucesso do processo. Uma boa estratégia é adoção de Portfólio como mecanismo de formação e registro de trajetória profissional.


INTERNACIONALIZAÇÃO

Cada vez mais estudantes se interessam por possibilidades de estudos em ambientes internacinalizados, ou ainda, que disponham de suporte para viabilizarem intercâmbios internacionais. Na Comunidade Europeia esta tendência está influenciando o processo de aprendizagem, permitindo uma maior integração entre as culturas dos diferentes países que compõem a Comunidade.


EAD x E-Learning

Cabe ressaltar aqui a tendência ao modelo de E-Learning sobreposto ao de EAD. A educação á distância e os MOOCS possuem um perfil diferenciado do E-Learning. As Tecnologias Educacionais estão avançando neste sentido, tornando-se assim uma tendência.

Observe o curso MBA abaixo, é uma possibilidade de oferta diferenciada que começa a se consolidar como tendência, verifique mais informações ...Clicando aqui


36 Reproduções
30 Reproduções
Menu do Ecolabore Portal